Como a síndrome do impostor atrapalha o seu dia a dia
- Eliane Luz
- 4 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Mesmo não sendo reconhecida pelo DSM, a síndrome do impostor vem se destacando e merece ser entendida, ela afeta muitos profissionais, principalmente as pessoas bem sucedidas em suas carreiras.
Muitos não se sentem bons o suficiente para exercer aquela função ou aquele cargo, e começa a ter muitas inseguranças duvidas, ansiedade e se questiona sobre suas próprias conquistas, e para justificar suas conquistas trabalham em excesso para se sentir merecedores.
Estão sempre na busca por aprovação, e procura sempre agradar a todos para alcançar esta tal aprovação e justificar mentalmente suas conquistas.
O Perfeccionismo também está presente quando se fala da síndrome do impostor, que sempre acha que nunca é boa o suficiente em relação aos outros.
Evita qualquer exposição por achar que é uma fraude e que pode ser desmascarada a qualquer momento. Acredita que suas conquistas acontecem por sorte ou qualquer outro fator.
Com todo este cenário muitas vezes a pessoa começa a se auto sabotar, e acreditar que se alcançar o sucesso será desmascarada sobre sua “falta” de habilidade e para não ter que passar por isso toma atitudes para evitar se destacar ou fazer algo que possa chamar a atenção.
Por mais que esta síndrome seja transitória ela pode prejudicar muito o dia a dia deste profissional. A Psicoterapia pode ajudar a descobrir e internalizar as crenças que causaram o problema, melhorando a percepção e autoestima, diminuindo a sensação de ser uma fraude.